Significado das especificações que surgem nos pneus

11 Outubro 2022

Em 14/07/2021, foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei nº 60/2021 que assegura a execução na ordem jurídica nacional do Regulamento (CE) nº 2020/740, relativo à rotulagem dos pneus no que respeita à eficiência energética e a outros parâmetros.

A melhoria da rotulagem dos pneus vai permitir que os consumidores obtenham informações mais pertinentes e mais facilmente comparáveis em matéria de eficiência energética, segurança e ruído dos pneus existentes no mercado.

Em 04/02/22, o Notícias ao Minuto divulgou o significado de alguns dos números e letras que se podem ver marcados nos pneus, explicando que alguns estão relacionados, maioritariamente, com a sua composição:

  • 245 - Corresponde à largura do pneu medido em milímetros. Ou seja, este pneu tem 245 milímetros.
  • 50 - Corresponde ao perfil do pneu. É o resultado da relação entre a altura do flanco e a largura da secção do pneu.
  • R - Diz-nos o tipo de construção interna do pneu. Quase todos são do tipo radial.
  • 19 - Refere-se ao tamanho da jante em que se insere o pneu. Neste caso o diâmetro é medido em polegadas e esta jante tem 19'.
  • 105 - Indica a capacidade de carga do pneu em quilos. Com o índice 105 a carga máxima suportada é de 925kg.

E outros com o índice de velocidade que pode ir desde a letra A até à Y sendo que no pneu exibido, o W representa que não é aconselhado ultrapassar os 270 km/h.

  • J - 100 km/h
  • K - 110 km/h
  • L - 120 km/h
  • M - 130 km/h
  • N - 140 km/h
  • O - 150 km/h
  • Q - 160 km/h
  • R - 170 km/h
  • S - 180 km/h
  • T - 190 km/h
  • H - 210 km/h
  • V - 240 km/h
  • ZR - mais de 240km/h
  • W - 270 km/h
  • Y - 300 km/h

Em outubro de 2022, a ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através das suas Comissões Especializadas de Produtores de Pneus (CEPP) e de Distribuidores de Pneus (CEDP), emitiu um comunicado em que responde às seguintes perguntas:

  • Os Pneus têm Validade?
  • A data de produção do pneu constitui critério para a sua rejeição?

1 - Os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados, as suas características originais não se alteram, não havendo uma data-limite para a sua montagem, pelo que a data da sua produção não deverá constituir critério para a sua rejeição, no momento da decisão de compra.

2 - O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura. Decorridos 5 anos após a sua montagem, o pneu deverá ser anualmente inspecionado por um especialista e após dez anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.

Também exemplifica como ler a informação dos pneus e quais os sinais a que se deve estar atento para a sua substituição.

Em relação ao DOT que é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”, surgiu nos Estados Unidos, onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas sobre o produto e nelas se encontra a data de fabricação do pneu.

No exemplo: DOT B94W HWNX 3903

B9: Código da fábrica onde o pneu foi fabricado.

4W: Código dimensional próprio do fabricante.

HWNX: Código opcional próprio do fabricante.

3903: Data de fabrico do pneu. Aqui, o pneu foi fabricado na 39.ª semana do ano 2003

Assim sendo, e como o nosso Sócio Victor Rodrigues bem conclui:

1/ Pneus novos aquando da compra, não deverão ter mais de que 3 anos;

2/ Pneus instalados, em uso nos respetivos carros, não deverão ter idade superior a 10 anos.

Porque as seguradoras muito respeitam e penalizam a cobertura de possíveis danos causados, quando esta limitação temporal é ultrapassada!!