172ª Concentração de Aniversário do MGCP

21 a 23 Outubro 2021
Entroncamento, Torres Novas e Golegã
Nacional

Trabalhando a sugestão de Hipólito Cabaço, que logo de início teve o apoio de José Gil, conseguiu-se triangular um plano envolvendo duas cidades e uma vila. Embora com características e mais-valias diferentes acabaram por se complementar, o que nos permitiu lançar um programa de celebração dos 40 anos do MGCP que foi muito bem acolhido. 

Em dois dias úteis e o sábado de proximidade, conseguimos, de acordo com a disponibilidade de cada um, rever 34 sócios e proporcionar o reencontro feliz de 60 participantes. Pelo que vimos e ouvimos, concluímos que todos estávamos saudosos destes convívios MGCP.

E como na vida é preciso ter sorte, as edilidades do Entroncamento, Torres Novas e Golegã foram preciosos aliados ao garantirem espaços para o parqueamento de tantas viaturas MG. Lembranças também não faltaram e o vereador da C. M. Entroncamento, Dr. Carlos Amaro, fez questão de as entregar pessoalmente. O clima sereno, morno e luminoso abrilhantou o evento e permitiu o open motoring. 

As visitas orientadas ao Museu Nacional Ferroviário, aos Municipais Carlos Reis, Equuspolis / Mestre Martins Correia, Máquina de Escrever e à Casa-Estúdio Carlos Relvas foram uma mostra e convite a um retorno para uma abordagem mais detalhada ao seu conteúdo expositivo.

Das duas quintas privadas fez-se, conforme sugerido, a visita à Quinta da Broa num dia de semana para se perceber o que é a rotina de um dia de trabalho tendente ao ensino e aperfeiçoamento dos Cavalos Veiga, os puros-sangues Lusitanos de uma coudelaria com 200 anos de história. E enquanto o 7º Manuel Veiga nos deliciava com a sua mestria no picadeiro coberto, o pequeno 8º Manuel Veiga ensaiava, no exterior, as artes do toureio apeado com o seu Jack Russell Terrier de companhia. 

A Quinta de Santo António ficara, propositadamente, reservada para o sábado porque se queria que fosse um Dia MG, em exclusivo. Excelentemente enquadrados no pátio de entrada da casa senhorial desta quinta que tem origens no séc. XVII, as viaturas MG aguardaram que os seus donos fossem conhecer o designado MG Especial ou MG Canelas que é um exemplo de engenharia que concilia qualidade, segurança e elegância. Foi idealizado e construído pelo Eng.º aeronáutico José Jorge Canelas, a partir de um MG Midget TC, e carroçado pelo seu colega António Andrade. Ficou para a história do automobilismo como um dos poucos carros de competição desenvolvidos em Portugal. Os mesmos donos tiveram a oportunidade de ficarem a conhecer a história e particularidades de alguns carros de cavalos, de acordo com as explicações do Sr. Eng.º Castro Canelas que também lhes apresentou a família e lhes abriu as portas de sua casa.

Depois, saindo em caravana, dirigimo-nos para a Quinta dos Álamos onde outros sócios aguardavam para, num almoço de confraternização ao som de acordeões e de expressão de amizade entre todos, se distinguirem os sócios presentes que em 2020 e em 2021 alcançaram os 15, 20, 25, 35 e 40 anos de filiação, distribuírem flores pelas Senhoras numa oferta de Sérgio Louro, entregarem os prémios de presença e cantarem os Parabéns ao MGCP, não sem antes Sverker Bergström, em representação do MG Car Club Sueco, presentear o MGCP com um quadro alusivo à efeméride.

De tão memorável ter sido o programa, aqui se mantém:

Dias de outubro

Visitas Orientadas

Alojamento

Restaurantes

Horário

Morada

21 - Tarde

Museu Nacional Ferroviário

do Entroncamento

14.30h

R. Ferreira de Mesquita 1 – A

2330-152 Entroncamento

Museu Municipal Carlos Reis

16.30h

R. Salvador 10, Torres Novas

Jantar – O Barrigas

19.30h

Largo 5 de Outubro 55, Golegã

Alojamento no Hotel Dom João****

Entroncamento

Check-in > 14h

R. Padre Carlos Leonel dos Santos

Lote 6, Entroncamento

22 - Manhã

Quinta da Broa/Casa Veiga:

*Cavalos Lusitanos de Competição

*Lagar de Azeite

*Coleção Carros de cavalos

*Visita Geral c/ Brunch

10h

Estrada Real (CM7) 2150-065 Golegã (Azinhaga N365)

Equuspolis / Museu Martins Correia

12h

R. Dom João IV 1, Golegã

Almoço – Lusitanus

13h

Largo Marquês de Pombal, Golegã

22 - Tarde

*Casa-Estúdio Carlos Relvas

*Igreja Matriz

*Museu Nacional da Máquina de Escrever

14.30h

15.30h 16h

Largo Dom Manuel I, Golegã

Largo da Imaculada Conceição, Golegã

R. de Oliveira 34, Golegã

Jantar – Bonito by Trincanela

19.30h

Parque do Bonito / Rua do Bonito, 6

Entroncamento

Alojamento no Hotel Dom João****

Entroncamento

Check-out < 12h

Rua Padre Carlos Leonel dos Santos Lote 6, Entroncamento

23 - Manhã

Quinta de Santo António:

*Apresentação do MG Canelas

*Carros de cavalos APA

*Casa e Jardim Histórico c/ Brunch

10h

R. D. João IV, Golegã

Almoço de Aniversário – Celeiro da Quinta dos Álamos

Homenagem aos Sócios com “anos redondos” de filiação ao MGCP

13h

Quinta dos Álamos

2150-182 Golegã