Apresentação oficial do CYBERSTER
Ao longo da tarde de 6ªfeira os Sócios foram chegando ao Viseu Garden Hotel e os que não quiseram perder a visita guiada ao Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Galopim de Carvalho ficaram a saber que o filão de quartzo leitoso foi explorado pela “Cia Portuguesa de Fornos Elétricos”, de Canas de Senhorim, no Monte de Sta Luzia, entre 1961 e 1986. Puderam admirar a diversificada coleção existente e perceber a importância deste mineral no nosso dia-a-dia. Antes do regresso ao hotel, uma passagem pelo Miradouro de Santa Luzia deu para perceber a grandeza da cidade de Viseu.
Já com mais companheiros de fim-de-semana, o jantar de grupo ocorreu no Restaurante Estrela de Vermum e encerrou com votos de longa vida à aniversariante Ana Maria Sousa.
No sábado, tal como estava combinado, a longa caravana MGista já com o seu dístico P2 seguiu em direção ao Caramulo. Aí chegados e vencidas as primeiras resistências das autoridades locais, fomos encaminhados, por Hélder Correia, até ao CEC – Caramulo Experience Center onde tínhamos espaço reservado para parqueamento. Entretanto, já tinha começado a chover e por isso fomos prolongando a visita a este espaço de mais de 2.400m2, onde uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos e as reservas da coleção do Museu do Caramulo constituem uma área expositiva.
Retomando os carros e debaixo de chuva progredimos até ao P2 onde outras viaturas MG já estavam estacionadas. Eram aquelas que ali iniciavam o nosso programa.
De acordo com o interesse de cada um e a proteção anti chuva que possuíam todos dispersaram até à hora do almoço que foi servido ao grupo no Claustro do Museu, enquanto se percebia que o tempo estava a melhorar.
Depois da refeição, alguns não quiseram perder a exposição temporária “Uma Paixão sobre Rodas – Colecção André Villas-Boas” e visitar ou revisitar o Museu do Caramulo nas suas duas vertentes: arte e automóvel.
Já no P2, a Soveco, instalada do outro lado da rua, expunha modelos MG ev e atendia quem se mostrava interessado em os conhecer. O Cyberster pouco tempo lá parou porque exibiu, por mais de uma vez, o seu desempenho na Rampa Histórica Michelin.
Com sol e céu limpo, o espaço P2 recebeu inúmeros visitantes e o “Air Show by BP Ultimate” surpreendeu pelos voos rasantes e as acrobacias executadas por diversas aeronaves.
Terminadas as provas na Rampa foi a vez de secundarmos o Cyberster e o MG Midget J2, de 1932, conduzido por Pedro Villas-Boas que ao longo do dia se manteve em contacto com Isabel Tinoco.
De volta ao traçado de Santiago de Besteiros, Portelada e Caparrosa chegou-se ao Campo de Vermum para se degustar um excelente jantar de grupo no Restaurante Santa Luzia.
No Domingo, com liberdade para descanso até mais tarde, a caravana MG facilmente percorreu os 29Km que distavam da Casa da Ínsua. Pertencendo à cadeia Montebelo Hotels & Resorts, é o único hotel português a ter lugar na prestigiada rede espanhola de Paradores de Turismo estando classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público, desde 1984.
Tal como esperado Miguel Couto orientou a visita ao Solar dos Albuquerque, um magnífico Palacete Barroco do séc. XVIII e encaminhou-nos para a sala onde, em exclusivo, foi servido o “Almoço de Centenário MG” que terminou com a entrega de várias lembranças e a abertura do Bolo Comemorativo que acompanhou o Espumante Casa da Ínsua.
https://www.youtube.com/live/0P0xhktvBkg?app=desktop&si=5mVEnI-_W36pQxb3&cbrd=1
CONCURSO DE ELEGÂNCIA (votado pelos participantes) |
|||||||
VIATURAS de SÓCIOS MGCP |
VIATURAS de NÃO SÓCIOS MGCP |
||||||
OT-13-01 |
MG Midget TD 1951 |
Salvador Soares |
1º |
DH-21-01 |
MG Midget TF 1954 |
António Dionísio |
|
GN-70-95 |
MGB 1974 |
José Machado Pinto |
2º |
CB-60-09 |
MGB 1964 |
José Moreira da Silva |
|
DG-38-38 |
MGB GT 1971 |
Vladimiro Alexandre |
3º |
OP-79-04 |
MGA 1600 1960 |
Rui Gigante |