182ª Concentração MGCP – CENTENÁRIO MG

6 a 8 Setembro 2024
CARAMULO MOTORFESTIVAL
Nacional

Apresentação oficial do CYBERSTER

 

Ao longo da tarde de 6ªfeira os Sócios foram chegando ao Viseu Garden Hotel e os que não quiseram perder a visita guiada ao Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Galopim de Carvalho ficaram a saber que o filão de quartzo leitoso foi explorado pela “Cia Portuguesa de Fornos Elétricos”, de Canas de Senhorim, no Monte de Sta Luzia, entre 1961 e 1986. Puderam admirar a diversificada coleção existente e perceber a importância deste mineral no nosso dia-a-dia. Antes do regresso ao hotel, uma passagem pelo Miradouro de Santa Luzia deu para perceber a grandeza da cidade de Viseu.

Já com mais companheiros de fim-de-semana, o jantar de grupo ocorreu no Restaurante Estrela de Vermum e encerrou com votos de longa vida à aniversariante Ana Maria Sousa.

No sábado, tal como estava combinado, a longa caravana MGista já com o seu dístico P2 seguiu em direção ao Caramulo. Aí chegados e vencidas as primeiras resistências das autoridades locais, fomos encaminhados, por Hélder Correia, até ao CEC – Caramulo Experience Center onde tínhamos espaço reservado para parqueamento. Entretanto, já tinha começado a chover e por isso fomos prolongando a visita a este espaço de mais de 2.400m2, onde uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos e as reservas da coleção do Museu do Caramulo constituem uma área expositiva.

Retomando os carros e debaixo de chuva progredimos até ao P2 onde outras viaturas MG já estavam estacionadas. Eram aquelas que ali iniciavam o nosso programa.

De acordo com o interesse de cada um e a proteção anti chuva que possuíam todos dispersaram até à hora do almoço que foi servido ao grupo no Claustro do Museu, enquanto se percebia que o tempo estava a melhorar.

Depois da refeição, alguns não quiseram perder a exposição temporária  “Uma Paixão sobre Rodas – Colecção André Villas-Boas” e visitar ou revisitar o Museu do Caramulo nas suas duas vertentes: arte e automóvel.

Já no P2, a Soveco, instalada do outro lado da rua, expunha modelos MG ev e atendia quem se mostrava interessado em os conhecer. O Cyberster pouco tempo lá parou porque exibiu, por mais de uma vez, o seu desempenho na Rampa Histórica Michelin.

Com sol e céu limpo, o espaço P2 recebeu inúmeros visitantes e o “Air Show by BP Ultimate” surpreendeu pelos voos rasantes e as acrobacias executadas por diversas aeronaves.

Terminadas as provas na Rampa foi a vez de secundarmos o Cyberster e o MG Midget J2, de 1932, conduzido por Pedro Villas-Boas que ao longo do dia se manteve em contacto com Isabel Tinoco.

De volta ao traçado de Santiago de Besteiros, Portelada e Caparrosa chegou-se ao Campo de Vermum para se degustar um excelente jantar de grupo no Restaurante Santa Luzia.

No Domingo, com liberdade para descanso até mais tarde, a caravana MG facilmente percorreu os 29Km que distavam da Casa da Ínsua. Pertencendo à cadeia Montebelo Hotels & Resorts, é o único hotel português a ter lugar na prestigiada rede espanhola de Paradores de Turismo estando classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público, desde 1984.

Tal como esperado Miguel Couto orientou a visita ao Solar dos Albuquerque, um magnífico Palacete Barroco do séc. XVIII e encaminhou-nos para a sala onde, em exclusivo, foi servido o “Almoço de Centenário MG” que terminou com a entrega de várias lembranças e a abertura do Bolo Comemorativo que acompanhou o Espumante Casa da Ínsua.

https://www.motor24.pt/sites/jornal-dos-classicos/mg-cyberster-sera-apresentado-no-caramulo-motorfestival/1642626/

https://www.youtube.com/live/0P0xhktvBkg?app=desktop&si=5mVEnI-_W36pQxb3&cbrd=1

https://www.dropbox.com/scl/fi/xvywhvoi9xpsqv6ucl84q/Rampa-do-Caramulo-7set2024.mp4?rlkey=ogei9nwav31iotkbd5ind6vgz&st=a2ihaaz5&dl=0

CONCURSO DE ELEGÂNCIA

(votado pelos participantes)

VIATURAS de SÓCIOS MGCP

VIATURAS de NÃO SÓCIOS MGCP

OT-13-01

MG Midget TD

1951

Salvador Soares

DH-21-01

MG Midget TF

1954

António Dionísio

GN-70-95

MGB

1974

José Machado Pinto

CB-60-09

MGB

1964

José Moreira da Silva

DG-38-38

MGB GT

1971

Vladimiro Alexandre

OP-79-04

MGA 1600

1960

Rui Gigante